quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Qual os melhores jogos de estrategia?

Existem vários jogos de estratégia no mercado, e eles se dividem em 2 tipos: RTS (estratégia em tempo real) ou em Turnos. Como não sei a qual você se refere, falarei dos 2 gêneros.

RTS:

WARCRAFT 3 + Expansão Frozen Throne: Apesar de antigo, ainda é considerado por muitos um dos melhores. Os gráficos, apesar de simples (a blizzard sempre opta por uma baixa contagem de polígonos nos seus jogos) são bons e as animações fluidas. O mais importante é que a Blizzard mantém o jogo balanceado entre as 4 espécies disponíveis com o lançamento de patches regulares, e seu serviço para o jogo de partidas online, a Battle.net, é com certeza o melhor em todo o mercado.

Esse jogo se baseia muito em micromanagement já que a blizzard optou por um número reduzido de soldados disponíveis durante uma batalha, devendo ser dada mais atenção às unidades individuais durante o combate e ao cuidadoso gerenciamento dos recursos em oposição à construção e movimentação de exércitos de médio porte como na série Command & Conquer.

SÉRIE COMMAND & CONQUER: É um jogo mais dinâmico do que o warcraft. Trabalha com exércitos médios em oposição à valorização de unidades individuais como no Warcraft, e o micromanagement é reduzido. É considerado mais dinâmico, mais direto ao ponto do que o Warcraft. Da série, meu preferido é o Generals: Zero Hour para multiplayer.

SÉRIE AGE OF EMPIRES: Mais complexo que os dois anteriores por possuir muitas construções e um maior número de tipos de recursos em jogo, além de possuir a "mudança de era" como outro fator estratégico. O micromanagement é relativizado, e a economia toma grande parte da atenção do jogador.

Um bom jogo para quem gosta de cuidar de detalhes. O jogo AGE OF MYTHOLOGIES é um pouco menos complexo, embora siga a mesma premissa (é o meu preferido da franquia).

SÉRIE TOTAL WAR: Outra famosa franquia, este jogo é o mais próximo que existe de uma simulação de um combate real. As armas e os exércitos são derivados da história, e a movimentação dos exércitos e a reação das unidades em batalha é bem próxima do real.

Neste jogo, o foco está nos grandes exércitos - como nas batalhas reais - e por isso mesmo a franquia é famosa por exigir computadores poderosos (o jogo Medieval: Total War II é capaz de renderizar 10.000 unidades no campo de batalha que agem de maneira um tanto individualizada no combate).

COMPANY OF HEROES: Um jogo relativamente novo de guerra, se baseia em armas reais e se diferencia dos outros porque dá ênfase à captura de territórios, como em uma guerra real.

O jogo transcorre durante a Segunda Guerra Mundial. Assim como na realidade, o que você encontrar nos mapas do jogo - casas, por exemplo - podem ser utilizados como cobertura ou destruídos. Seus territórios capturados lhe trazem recursos, que você pode utilizar para reforçar suas defesas ou comprar unidades. Porém, seus territórios devem estar ligados em cadeia até seu território inicial, caso contrário não lhe providenciarão recursos.

É um excelente jogo de estratégia, um dos mais frenéticos do mercado.


ESTRATÉGIA EM TURNOS (descrições rápidas, não sou muito fã do gênero)

SÉRIE CIVILIZATION: Dos jogos de estratégia em turnos, o mais conhecido com certeza é a série civilization. Não vou perder tempo descrevendo este jogo porque você já o conhece... Considerado o melhor por muitos.

SÉRIE SETTLERS: Similar ao Civilization, mas é normalmente considerado inferior.

SÉRIE GALACTIC CIVILIZATIONS: Jogo similar ao civilizations, mas ambientado no espaço. Nele, você controla planetas e galáxias, e a exploração espacial com naves é o ponto crucial do jogo.

SÉRIE MASTERS OF ORION: Outro jogo famoso de estratégia espacial. Antes considerado o melhor, hoje em dia perde o título na opinião geral para o Galactic Civilizations.

SÉRIE HEROES OF MIGHT AND MAGIC: Jogo diferente dos anteriores. Nele, você controla heróis em um mapa que você deve explorar, captando recursos, invadindo ruínas e dominando minas de ouro e outros materiais para melhorar as defesas do seu castelo e recrutar exércitos melhores.

Quando seu herói se depara com um inimigo, a visão muda para uma tela onde seus exércitos se encontram de um lado, e os do inimigo, de outro. É uma batalha de turnos, e indiferente da quantidade de cada soldado, você verá apenas 1 de cada tipo no campo de batalha. A quantidade é utilizada apenas nos cálculos, não na representação visual.

Jogo altamente recomendado, em especial o Heroes of Might and Magic III - considerado por muitos o melhor da série.

SÉRIE WARHAMMER - Só joguei um bem antigo. Imagine Command & Conquer, mas em turnos. Não há produção de unidades, você "constrói" um exército de acordo com um sistema de pontos antes do início da batalha - cada unidade vale x, e você tem um total de pontos para comprar o que você quiser. É interessante para os que desejam apenas a batalha em si, e não perder tempo com gerenciamento de recursos.

X-COM UFO DEFENSE I e II: Jogo extremamente antigo de DOS, porém é um dos mais famosos do gênero. Normalmente figura em listas de 10 jogos de estratégia mais importantes ou melhores da história. Muito recomendado se você não se importa com gráficos antigos. Possui versão pra playstation 1 também. Também conhecido como UFO: ENEMY UNKNOWN.


Estes são alguns dos mais famosos. Claro que existem outros, mas tive de escolher alguns para não tornar esta imensa lista ainda maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

a